sexta-feira, 1 de junho de 2012


Meninas, vocês já escutaram falar sobre a chia? Eu nunca tinha escutado até então, mas na minha última consulta a nutróloga, ela me contou que tomar uma colher de sopa de chia por dia poderia me ajudar muito a não sentir fome de noite (porque vocês sabem, de noite eu viro um Ogro e só quero saber de comercomercomer)... Eu comprei a tal da chia hoje, mas como sou ansiosa, não consegui aguardar até a hora de ir para a faculdade e já experimentei. Confesso que achei surpreendente o fato de não ter gosto nenhum. É super fácil de tomar e eu estou realmente me sentindo saciada (e na hora que eu tomei, estava meio esfomeada porque hoje o meu dia já começou "punk")... Eu estou almoçando mais cedo hoje - diga-se 11hrs porque eu tenho manicure as 11:30 e cabelereiro ao 12:30, então eu prefiro almoçar antes do que almoçar depois... E foi por isso (e pela dose de ansiedade) que eu resolvi experimentar. Até agora eu estou gostando do resultado. Pesquisei sobre a chia para mostrar para vocês...

  • O que é?
Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
  • Composição
Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. 
  • Ajuda a perder peso porque...?
Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:
· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".
· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".
· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
  • Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
  • Contraindicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico (41 calorias por colher de sopa), o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
  • Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Retirei a matéria do site mdemulher.
Agora eu preciso ir andando. Fazer um pouco de esteira antes de começar a andar para um lado e para o outro.Um ótimo dia para vocês e até domingo!

2 comentários:

  1. Sim, sim, sim adoro a sementinha da barriguinha cheia rs, ela não faz "O" milagre pra mim, mas me ajuda bastante a controlar a fome durante o dia. Eu sempre tomo com um iogurte pela manha e sinto que isso me ajuda a ficar bem o dia todo ;) Ela realmente forma um gelzinho qdo umedecida e é esse gelzinho que dá a impressão de estomago cheio =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei Júlia!
    Com certeza vou adquirir a chia para mim!
    obrigadíssima pela dica!
    beijos!
    Pri

    ResponderExcluir